sábado, 12 de setembro de 2009

os 10 INIMIGOS da beleza



Por falta de consciência ou simplesmente pensar que o pior não acontece com a gente acabamos subestimando perigos diários, que passam quase despercebidos, mas que acabam com nossa vitalidade e comprometem a beleza. Quem são eles?
Vejam só:


1. Desnutrição silenciosa
A alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção das características vitais da boa pele e cabelo brilhantes. Viver de filé e alface mata lentamente, pois rouba do corpo elementos construtores, mantenedores e restauradores, que ajudam na mitose celular e na regeneração das células sadias. O ideal é fazer 5-6 refeições diárias, bem balanceadas, respeitando os quesitos da pirâmide alimentar.


2. Sono interrompido e insuficiente
Dormir mal, dormir pouco, dormir em horários que fogem de uma rotina correta acabam com a aparência. Você sabia que o pico da reprodução de células jovens da pele acontece entre 2:00 hs e 3:00 hs da manhã? Adivinha o que você deve estar fazendo esta hora? Dor-min-do! Quem tem insônia, acorda sucessivamente ou dorme tarde demais está propenso a envelhecer mais rápido.


3. Sol em hora errada, radiação sem proteção
Sabia que no Brasil, até os 20 anos já tomamos 75% da nossa cota de sol destinada a vida toda? Não preciso nem insistir para dizer que todas as teorias que explicam o envelhecimento precoce estão calcadas na hiper-produção de radicais-livres, potenciais agentes danosos. Portanto sol entre 10:00 hs e 16:00 hs, e sem proteção cosmética significa rugas, manchas e desidratação, além de facilitar o processo de desenvolvimento do câncer de pele. Feiúra e doença, que combinação horrível!


4. Cigarro
Outro vilão que acelera a oxidação das células e fluidos vitais, o tabagismo deixa em seus praticantes um tom de pele acinzentado, olheiras profundas e tez flácida. Além do odor desagradável, é comprovado que cada cigarro fumado diminui em 5,5 minutos o tempo de vida da pessoa. O fumo estimula a produção de anticorpos que desencadeiam reações inflamatórias e alérgicas, também diminui os níveis sanguíneos de vitaminas C e Beta-caroteno. Resumindo: Êta dinheiro mal gasto!


5. Bebidas alcoólicas
Tomar mais de 2 drinques diários de bebidas alcoólicas é um hábito associado a potencialização do risco de ter derrames, pressão alta e câncer. Porém está comprovado que a ingestão moderada de até 2 taças de vinho tinto por dia aumentam o bom colesterol (HDL) e reduz a taxa de doenças coronárias. O álcool acima das doses recomendadas aumenta a diurese, isto é, eliminação de água do corpo através da urina, o que causa desidratação da pele, tornado-a ressecada e propensa à descamação. Também debilita a imunidade, facilitando a instalação de infecções e viroses no organismo.


6. Stress fora do controle
Muitas dermatoses que acometem adultos são frutos de uma ligação muito estreita com estados emocionais desequilibrados. Psoríase, vitiligo, alopecia areata, hiperidrose, dermatite atópica e seborréica são típicos de pacientes altamente ansiosos. Pessoas com mais de 40 anos que vivem nas grandes cidades sob stress constante, preocupados com seus empregos, com o trabalho, com as contas a pagar, com a segurança e com um número infinito de pensamentos constantes, fazem jorrar neuro-transmissores para seus cérebros de forma contínua. Este desequilíbrio psíquico acarreta em disfunções físicas, que podem atacar e comprometer uma série de órgãos e tecidos orgânicos, abalando a saúde total.


7. Depressão e raiva
Os quadros de depressão são também causados por alterações químicas no cérebro, que estão associadas ao declínio das funções de resposta imunológica. Com isso a taxa de renovação celular diminui e todo tipo de doença tem campo aberto para se instalar no corpo. A raiva, por sua vez, debilita o sistema cardiovascular, diminuindo a capacidade do coração bombear sangue. Sem a circulação adequada, órgãos e anexos do corpo todo sofrem, inclusive a pele, que fica desnutrida, desvitalizada e envelhece prematuramente.


8. Sedentarismo
Nosso corpo foi projetado para se movimentar e realizar tarefas que envolvem força muscular, capacidade aeróbica e elasticidade. Com o desenvolvimento tecnológico e as facilidade da vida moderna, tornamo-nos seres imóveis, passamos horas sentados, fazendo movimentos mínimos. Doenças como artrite, fadiga crônica e problemas cardio-vasculares são apenas algumas das conseqüências de passar anos a fio sem fazer nenhum trabalho físico. Estudos realizados com mulheres que praticam pelo menos 8 horas semanais de atividade física moderada mostraram que menor incidência de câncer, em relação ás sedentárias. Mulheres sedentárias também apresentam quadros mais graves de celulite, flacidez e acúmulo de gordura localizada. Os cientistas ficaram surpresos em descobrir que apenas 30 minutos de caminhada, de 3 a 4 vezes por semana, reduz o risco de enfartes e câncer em mais da metade. Simples, barato e muito agradável. . .


9. Toxinas ambientais
Herbicidas como a dioxina e o benzopireno, substâncias encontradas no escapamento de automóveis, prejudicam as células CD4, responsáveis pela defesa do nosso corpo. Outros compostos químicos poluentes da atmosfera, como o ácido sulfúrico, prejudicam os pulmões e a respiração, o que afeta diretamente a nossa saúde e a oxigenação celular. Com isso a pele fica impregnada de impurezas, repleta de cravos e espinhas. Deu para entender porque é fundamental controlar a emissão de tais gases e compostos tóxicos do ambiente?


10. Desinformação
Na minha opinião o desconhecimento é a maior causa de tantas bobagens que acarretam na perda da beleza e no envelhecimento precoce da pele. Quem sabe como é a pele, conhece suas necessidades e processos, pode escolher melhor, não compra produtos ineficazes, nem gasta dinheiro á toa. A ignorância e a falta de informação idônea causam decepção quanto a expectativa que se tem em relação ao próprio corpo. Beleza Inteligente é o conhecimento maior do seu corpo, sua funcionalidade e as possibilidades de preservá-lo, ganhando saúde e beleza a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário