sábado, 12 de setembro de 2009

10 dicas para agilizar o crescimento dos seus cabelos



Especialistas listam quais medidas você deve tomar para ter as madeixas compridas e saudáveis
Cabelos curtos são ótimos, lindos e estão na moda, mas só quem está deixando crescer é que sabe a angústia que dá. Mas existem alguns truques que podem, sim, ajudar o seu cabelo a crescer – ou pelo menos ajudar você esperar o tempo necessário.
As dicas a seguir foram dadas por especialistas no assunto: a dermatologista Bianca Maldaun e a hair stylist Luciana Alvarez, do salão Scenarium.

1 - Cabelos limpos, sempre

A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam os fios e os impedem de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.


2 - Visite já um especialista

Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco, mas não é! Se seu cabelo parar de crescer, você logo percebe. E, se isto acontecer, é imprescindível que procure um dermatologista, que vai poder analisar o seu couro cabeludo e a sua saúde, fazendo um diagnóstico preciso. O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais, mas você só vai saber consultando um especialista.


3 - Escolha o melhor tratamento – e faça

Uma vez detectado o problema, os especialistas em estudo dos fios dispõem de várias maneiras para agilizar o crescimento, boa parte delas são estimulantes da circulação local, como vasodilatadores, massagens, máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados apenas depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.

4 - Massageie diariamente

A má circulação sanguínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sanguínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. Transforme essas dicas numa rotina diária e você vai ver a diferença!


5 - Exercite-se

O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver alguma veia obstruída, nenhuma destas dicas valerá (leia dica 2).

6 - Xô, fumaçaA nicotina é um poderoso vasoconstritor.

Ou seja, ela reduz a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio. Resultado? As vitaminas, os minerais, ou seja, tudo o que ajuda no crescimento não conseguirá chegar ao seu destino, e, consequentemente, o seu cabelo não estará 100% sadio.


7 - Deixe seu cabelo respirar

Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, o pityrosporum ovale, que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar “saia”. Resultado? Poros entupidos. Não tome banho com água muito quente, eevite dormir com os cabelos molhados.

8 - Enxaguar, enxaguar, enxaguar

Sempre, em qualquer situação, retire os excessos de produtos. O ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Atenção também aos finalizadores do tipo leave-in: eles devem ficar longe da raiz.

9 - Vitamine-se por dentro e por fora

Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! Uma dieta rica em vitaminas também ajuda no crescimento.
Você também pode usar produtos à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Ureia, que são estimulantes sanguíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capsium (geralmente encontrado na pimenta) é um vasodilatador, que melhora a circulação sangüínea.

10 - Alongue seus cabelos

Se a sua ansiedade não lhe permite ficar contente com a média de crescimento de 1 cm por mês, a alternativa é alongar seus cabelos. Luciana Alvarez, do Scenario Cabeleireiros, recomenda a aplicação das madeixas com o método Great Lenghts, que mantém os cabelos saudáveis, não os quebra, e duram cerca de 4 meses. Enquanto isso, seus cabelos crescem e aparecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário