sábado, 12 de setembro de 2009

10 passos para ter uma alimentação saudável



1. O seu dia pode ser atribulado, mas você tem de reservar, pelo menos, um tempinho no meio da manhã e um pequeno intervalo à tarde para o seu lanche. Se não tiver nada por perto da sua empresa, carregue barrinhas de cereal diet ou duas frutas e um “polenghinho”, por exemplo. Coma a fruta + o queijinho, ou a barrinha de cereais + o queijinho, ou ainda ou a fruta ou a barrinha + um copo de iogurte desnatado.
2. Na hora do almoço, não olhe muito para as opções, principalmente se for em quilo ou self-service, vá direto aos pratos permitidos: uma bela porção de salada (ou legumes e verduras cozidas), arroz (de preferência, integral), feijão e um bife médio de frango ou carne vermelha, melhor ainda se for peixe, grelhado. De sobremesa, uma fruta (escolha apenas uma: caqui, goiaba, pera, maçã…), ou um pedaço de fruta (abacaxi, mamão, melão…).
3. Coma bem devagar e saboreie aquela comida como se fosse a melhor do mundo.
4. Crie uma rotina que favoreça os bons hábitos. Vá ao supermercado alimentada e fuja das prateleiras de guloseimas, passe longe. Compre somente aquilo que vai te fazer bem, que é saudável. Encha a geladeira de verde e de colorido, com verduras, legumes e frutas.
5. Separe no dia anterior aquilo que você vai preparar no dia seguinte.
6. Acorde mais cedo e dê uma caminhada. Se você não conseguir, faça coisas durante o dia, que você faria de carro, a pé: ir à padaria, ao supermercado, desça dois pontos antes para ir ao trabalho, ou pare o carro num estacionamento um pouco mais distante; troque o elevador pela escada; levante a cada uma hora, pelo menos, no trabalho; ao invés de pedir para o colega ir até sua mesa, vá até a mesa dele. Com essas pequenas atitudes, você pode somar a sua meia hora de atividade física diária, necessária para manter a sua saúde.
7. Alongue bem antes de levantar da cama. Estique o corpo para tudo o que é lado. E, mesmo que você não acredite em Deus, faça uma pequena oração agradecendo o novo dia, acredite em você mesmo. Isso dá mais ânimo para seguir o dia.
8. Diga não às tentações. Mas evite o não sofrido, porque ele pode te fazer tão mal quanto uma
fatia de doce. Diga um não ao doce, à guloseima, para reafirmar o sim com a sua saúde, o seu compromisso em estar bem.
9. E se estiver difícil falar esse não, diga um sim comedido. Só experimente um minúsculo pedaço. E não faça disso uma regra. Esse sim, mesmo comedido, é só para de vez em nunca.
10. Tenha força de vontade. Se você persistir, você acostuma. E tudo será mais fácil. Será automático se alimentar bem.
PS. É sempre importante buscar ajuda de um nutricionista. Este profissional pode montar o cardápio conforme às suas necessidades e fazer um acompanhamento mais rígido da sua rotina alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário