sábado, 20 de fevereiro de 2010

10 Liçoes de economia



Passos
1
Organização das despesas:Existe uma regra básica de economia que muita gente não se dá conta: não gastar mais que seus rendimentos. Ou seja, o "caixa da família" precisa ser tratado como se fosse o de uma empresa. Se você não tomar cuidado, pode entrar no vermelho e falir, igualzinho a uma empresa. Para ter um controle maior, é preciso fazer uma planilha financeira bem simples. Basta colocar no papel quais são os rendimentos e quais são os gastos. Rendimento é a entrada de dinheiro no caixa (salário mensal, bicos, juros de aplicações). Despesa é tudo aquilo (até latinha de Coca-Cola) que representa saída de dinheiro do caixa.

2
Corte de gordura:Há muitas histórias de brasileiros que ficaram se alimentando à base de lamen só para sobrar mais dinheiro no final do mês. Não é preciso chegar a tanto. Afinal, alimentar-se mal deixa 2o corpo mais frágil. Se você ficar doente, a saúde vai cobrar mais depois. Além disso, ninguém está aqui para passar fome. Com sua planilha financeira nas mãos (lição 1), é possível localizar onde estão as gorduras. Tem gente cujo hábito é tomar uma latinha de Coca-cola (2 reais) por dia. Em um ano, isso significa 730 reais a menos nos seus rendimentos. Descubra onde estão as suas gorduras e corte.

3
Trace metas:Quando se coloca no papel os números, fica mais fácil entender a sua situação financeira. Só quando você mapear tudo e cortar os gastos desnecessários, vai poder passar para a etapa seguinte: definição de metas. Você sabe qual o seu objetivo financeiro? Cada um precisa saber qual é o seu. Sem metas, nada funciona. Nada vai para frente. Pode ser montar o próprio negócio, pagar a faculdade, comprar uma casa própria, fazer um curso, viajar pelo mundo e por aí vai.

4
Como atingir metas:Você sabe quanto dinheiro e em quanto tempo vai atingir sua missão financeira? Com o saldo da sua planilha financeira (quanto sobra no final do mês) e o valor total da sua missão financeira, fica mais fácil calcular o tempo necessário para atingir a sua meta.

5
Questione suas metas:As etapas anteriores são o início do seu planejamento econômico. Agora outra recomendação importante: questione suas metas. Por que é importante questionar as metas? Porque são suas próprias metas que podem levá-lo à ruína. Você precisa ter consciência de que seu futuro depende de como o dinheiro será utilizado. Exemplo: se gastar todo o seu dinheiro para comprar um imóvel no exterior significa que você ficará sem nenhum rendimento. Ou seja, você terá um imóvel próprio, mas não terá mais um tostão. Por isso, a maioria acaba retornando ao Brasil para juntar mais dinheiro. Ao mesmo tempo, quem monta um negócio sem nenhum planejamento também corre o risco de fechar as portas em menos de um ano.

6
Mude sua mente:A lição mais importante para quem quer conquistar a independência financeira é aprender a pensar como rico, ensina o escritor Robert Kyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre, um livro que ajuda a decifrar como os ricos fazem para ganhar dinheiro. É preciso virar a "chave mental". Quem pensa com cabeça de operário não vai ser um patrão bem-sucedido. Livros de motivação empresarial, cursos, palestras, conversas com empresários são instrumentos para ajudá-lo a ser bem sucedido.

7
Vença o medo:O dekassegui ainda tem o enorme desafio de vencer o medo. Os brasileiros sonham com um "negócio seguro que ofereça sempre lucratividade". Infelizmente não é possível fazer essa garantia no mundo dos negócios. Mas isso não deve ser motivo para não arriscar.

8
Gere receita:Quem consegue organizar suas próprias finanças, questionar suas metas e vencer seus medos, está mais preparado para o próximo passo: gerar receita. Sempre é possível ter um rendimento extra. Para isso, é necessário entender que existem os geradores de despesa e os geradores de receita. Ser um gerador de despesa é muito mais fácil. Basta saber gastar. Já gerar receita, não é para qualquer um. É uma tarefa muito mais complicada. Além do salário, quantos geradores de receita você tem? Você sabe criar um gerador de receita? Os juros de uma aplicação em um banco, os aluguéis de imóveis e os arubaitos são geradores de receita. Exemplo: você pode ter uma coleção de livros em casa que ocupa um enorme espaço. Você pode passar a alugar livros. Trata-se apenas de um exemplo, mas mostra que gerar receita exige uma nova visão de mundo. É enxergar uma oportunidade onde outros não viram. É descobrir onde vo cê pode ganhar dinheiro.

9
Invista em si mesmo:Investir em si mesmo nunca é jogar dinheiro fora. Ganhar novos conhecimentos é sempre uma arma para ser usada no futuro. Ler, fazer cursos, trocar experiências com pessoas de diferentes áreas, ter empregos mais desafi adores, viajar para lugares diferentes. Quem investe dinheiro nestes setores não se arrepende. Não se esqueça de um item importante. Uma pessoa que tem uma boa imagem abre as portas para excelentes oportunidades. Seu jeito de se vestir, comportar, conversar. Pode parecer detalhe, mas tudo isso conta muito na hora de fechar um negócio.

10
Aplique seu dinheiro:O perfil econômico do brasileiro é extremamente conservador. Ninguém quer perder o dinheiro conquistado após tanto esforço. O problema é que dinheiro parado é igual água parada. Não cheira bem. Já reparou que quem tem medo de perder dinheiro geralmente acaba perdendo? Depois de mudar sua mente e adquirir novos conhecimentos, você vai ter mais coragem para se arriscar um pouco mais. Quem sabe aí esteja pronto para investir seu dinheiro. Para quem é mais conversador e tem aversão a riscos, a recomendação tradicional é diversificar os investimentos. Aplicar um pouco em poupança, renda fixa, ações de empresas sólidas. Quanto menor o risco, menor a taxa de juros. Mesmo assim é um começo. E o importante é sempre dar o primeiro passo. Quem sabe, a partir daqui, esteja se preparandopara võos mais altos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário