quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

10 Dicas de como economizar e guardar dinheiro




1. Pague suas dívidas primeiro – Se você já está pagando o mínimo do cartão de crédito ou usando cheque especial, antes de qualquer coisa você precisa quitar estas dívidas. Entre em contato com cada credor e tente entrar em acordo. Lembre-se: Ele tem tanto interesse quanto você de exterminar com o débito. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas contraídas podem ter seu prazo de pagamento estendido, por isso proponha uma situação que seja possível você arcar sempre fugindo dos juros.

2. Tome controle da situação – É praticamente impossível querer guardar dinheiro sem ter um controle rígido de suas finanças, a não ser que sobre muito mais do que você gasta todo mês. Se esse não for seu caso, então é melhor optar por uma forma de controlar o seu rico dinheirinho. Eu só consegui começar a guardar dinheiro regularmente a partir do momento que coloquei tudo “na ponta do lápis”. Existem programas caros como o o Money da Microsoft e o Quicken da Intuit, porém existem alguns gratuitos que podem fazer o necessário sem gastar nada: Ace Money Lite, ClearCheckbook, Gnucash, etc. Porém, eu não utilizo nenhum deles. A melhor forma que consegui controlar minhas finanças foi através de uma planilha eletrônica que posso acessar de qualquer lugar como o Google Docs. Eu criei uma planilha simples, mas que posso facilmente ver minha situação presente e futura.

3. Divida suas entradas em 3 repositórios – Uma forma interessante de controlar seu rico dinheirinho é dividi-lo em 3 partes: custos fixos, investimento e luxo nesta ordem. Separe todas aquelas contas que são inevitáveis como: água, luz, mercado, etc. e coloque no montante de custo fixo. Depois, separe aquele valor que você se comprometeu a poupar na montante de investimento. O que sobrar vai para o luxo, ou seja, você só poderá ter gasto extra se tiver dinheiro disponível deste montante. Repare que assim você prioriza o que realmente é importante e consegue atingir seus objetivos.

4. Divida seus objetivos – É importante que a pessoa que paga as contas com você também esteja com os mesmos objetivos. Sendo assim, faça com que participe do planejamento para que desde aí se crie um comprometimento mútuo.

5. Elimine contas desnecessárias – Analise profundamente seus gastos passados, especialmente àqueles que estão contribuindo a você gastar mais do que ganha. Se a situação é crítica, não hesite em cortar até centavos. Tenho um ditado que o mínimo é o máximo. Então cancele a TV a cabo, aqueles serviços desnecessários do celular, faça exercícios em casa ao invés de pagar academia, etc. Tome medidas destas até pelo menos você conseguir se restabelecer. No fim, poderá até perceber que não precisa de muita coisa.

6. Pague a vista – Todo mundo sabe que compras financiadas nunca foram um bom negócio. Alguém precisa pagar por este financiamento e é claro que este custo está embutido no valor da mercadoria mesmo que a loja anuncie x vezes sem juros. Pagando a vista sempre é possível pagar com desconto. Pelo menos 5% de abatimento você conseguirá no valor final. Outra vantagem para quem não consegue se entender com as contas, pagando à vista você diminui sensivelmente as chances de perder o controle sob suas finanças. É claro que há situações em que o pagamento à prazo é inevitável. Nestes casos, a dica é optar pelo menor número de parcelas possível. Isso porque, quanto mais parcelas um financiamento tiver, maiores serão os seus gastos, uma vez que o valor sendo diluído, a sensação é que gastou menos do que realmente gastou.

7. Faça programas gratuitos - Se para você é difícil ficar em casa, procure fazer programas gratuitos planejando todos os possíveis gastos. Se tiver opção, faça o programa depois de almoçar em casa. Sair com fome obrigatoriamente te fará comer fora.

8. Fique mais em casa – Sair faz com que você gaste dinheiro desnecessariamente. Você acaba comendo em restaurantes, tomando um sorvetinho, pagando estacionamento, etc.

9. Se isole das tentações – Assistir TV ou passear em shoppings só vai te fazer sentir miserável. A estratégia do consumo e fazer você acreditar que aquilo que está a venda é vital para sua sobrevivência fazendo você gastar dinheiro inevitavelmente. A partir do momento que comecei a optar por programas que me deixavam longe da sensação de que eu precisava comprar o que via nas vitrines, meu dinheiro começou a render muito mais a cada mês.

10. Cozinhe em casa – Eu sei que é muito mais difícil cozinhar do que comer fora, porém se você tiver este hábito vai ganhar muito mais do que economizar. Existem diversas receitas bem simples que te farão gastar pouco e que consome pouco tempo. Faça disto uma terapia e reveze com cúmplice. Sem contar que além de gastar menos, você poderá se engajar numa dieta bem mais saudável.

Escrito por Priscila Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário