quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

10 Licões de Beleza - parte I






1-A regra para o corpo perfeito

"Não adianta se acabar na musculação sem controlar a boca. O peso da alimentação no desenho corporal é muito maior que o da malhação”, explica Paulo Akiau, diretor-presidente da Body Systems (SP). Ou seja, pensou em mudar o visual? O controle nutricional tem que vir junto, sempre. “Não adianta fazer dieta hoje, parar amanhã, voltar na semana seguinte. É essencial promover uma mudança de comportamento”, avisa Paulo. Seguindo esse princípio, não tem sentido se envolver em aventuras na véspera do verão. É necessário, sim, decidir ter uma vida mais saudável e excluir da rotina tudo aquilo que faz mal. “Quando se faz um regime muito restritivo, o organismo se defende e entende que precisa de menos calorias para realizar suas funções. Isso faz com que a pessoa engorde com mais facilidade. Só há um caminho: mudar. Não importa se é segunda-feira, dia 1º ou 31. O que vale é o desejo de querer viver mais e melhor. Ter um corpo bonito é conseqüência desse ato”, defende.

numa mudança
70% depende de dieta
30% é resultado de fitness

2 - Durma com os anjos, acorde linda

Quando adormecemos, o cérebro envia uma mensagem para a glândula hipófise produzir alguns hormônios. Um dos mais importantes é o GH, do crescimento, que promove uma renovação celular dos órgãos, incluindo a pele, e desencadeia um rejuvenescimento natural. Há também a fabricação da leptina — outro hormônio importante —, que controla a saciedade. Por isso, quem não consegue ter uma boa noite de sono provavelmente sentirá uma fome danada durante o dia. Para dormir bem, memorize as 3 regrinhas abaixo:

• crie uma rotina deite e levante-se sempre no mesmo horário
• não tenha tevê no quarto
• adote um ritual de relaxamento antes de dormir: tome um banho morno, uma xícara de chá calmante, um copo de leite quentinho...

3-É preciso malhar mais e melhor

As novas diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte, dos Estados Unidos, dizem que quanto mais você se exercitar, melhor será. A antiga recomendação, que indicava treinar 3 vezes por semana por 30 minutos, fracionados ou não, caiu por terra. E não adianta subir as escadas do prédio, andar até a padaria da esquina, ir à pé para o trabalho. Deve-se ter o mínimo de intensidade para a ginástica surtir efeito. Se ela for puxada (80 a 85% da freqüência cardíaca máxima), meia hora será suficiente. Isso, claro, se contar que devemos ter prazer no exercício. Por isso é importantíssimo escolher uma modalidade bacana, que se pratique com alegria e disposição. Esse é o caminho para não desistir no meio do percurso.

4- Não descarregue suas emoções na comida

Você faz parte do time que, ao ficar nervosa, ansiosa ou ser contrariada corre para devorar um chocolate? Ou sai para almoçar mais cedo? Quem sabe encara um lanchinho no meio da tarde... “O alimento traz alívio nos momentos difíceis, mas é um efeito de curtíssimo prazo e vem seguido de uma enorme culpa, que gera a vontade de comer de novo para aliviar a tensão e assim sucessivamente”, explica o psicólogo e psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso (SP). Conclusão: você ganha peso, faz dieta, fica angustiada novamente, come de novo e assim vive num engorda-emagrece que não tem fim. Aprenda a lidar com os problemas sem contar com o alívio que a comida traz.

• Relaxe, aumente as fontes de prazer e fuja do que a leva a devorar tudo pela frente.
• Pratique exercícios para descarregar a tensão.
• Ao sentir que está prestes a cair em tentação, pare. Ligue para uma amiga, vá ao cinema, procure ficar na companhia de alguém especial.

5 - Beba água, mas não exagere na dose

“A pele não ficará mais hidratada se você se encharcar, pois o excesso será logo enviado para a bexiga e eliminado na urina”, alerta Ligia Kogos, dermatologista (SP). De acordo com a especialista, vivemos em um tempo em que falsos conceitos espalham-se com rapidez. “Um deles é ‘beba muita água, muuuitos litros por dia’. Alguns falam em 2, outros em 3. Já cheguei a ler o absurdo de 5 litros recomendados enfaticamente por uma participante de um reality show. Vejo mulheres andando para cima e para baixo com suas garrafinhas plásticas na bolsa... É bom saber que beber água forçadamente, sem vontade, a ponto de se sentir mal, não servirá para nada, a não ser para expelir um cálculo renal com urgência”, explica a médica. Para quem gosta de medidas, fique com 2 litros (8 copos) diários. E isso também inclui o consumo de café, chá, sucos e frutas.

6 -Use os produtos certos para o cabelo

Dessa forma ele mostrará todo o seu potencial. “Hoje há vários cosméticos no mercado. Para acertar na escolha, pense primeiro no tipo de fio que você tem. Depois, se ele é liso, cacheado, com pontas duplas, tem frizz, etc.”, recomenda a doutora Ligia. A cabeleira também sobre a influência de fatores hormonais e circunstanciais — em fase de grande estresse, por exemplo, a raiz pode ficar oleosa e provocar queda. “Por isso as pessoas dizem que precisam mudar de xampu de tempos em tempos, alegando que ele não está mais surtindo efeito. O que ocorre é que a fibra capilar está alterada e pede outro cuidado específico”, diz.

7 - Sair sem proteção, jamais!

Evitar os efeitos danosos da radiação solar deve se firmar cada vez mais como uma ação preventiva do envelhecimento e mantenedora da saúde. Apesar de falarmos sempre neste assunto, o número de casos de câncer de pele só tem aumentado no Brasil e no mundo. Jamais dispense o uso de protetor, especialmente na praia e na piscina. A Organização Mundial de Saúde recomenda o FPS 15, no mínimo. Mas em exposição intensa é melhor aplicar um com fator 30 e usar chapéu. Diariamente pode-se utilizar também hidratante ou maquiagem com FPS.

8 - Hidrate corretamente o rosto

Se entendemos a hidratação como lubrificação e emoliência, ou seja, o oposto do ressecamento, estamos falando apenas com quem tem a cútis normal ou seca. E as oleosas, será que dispensam esses cuidados? De forma alguma. Só é preciso optar por um creme adequado, que a proteja e equilibre. Como a maioria das brasileiras possui a pele mista (oleosa na zona T), deve usar um cosmético que não seja muito gorduroso e com filtro solar. “A escolha também deve levar em conta a idade e, às vezes, a estação do ano. No inverno tem gente que necessita de uma opção que garanta mais conforto à tez e, no verão, uma que seja mais leve, menos oleosa. Antes de aplicar o hidratante, não esqueça de limpar a face, mesmo que seja só com água. Assim você elimina resíduos e secreções, o que ajuda na penetração dos ativos”, ensina a dermatologista Ligia Kogos.

9 - Escolha o perfume certo

-Para ter certeza da compra, nunca a realize por impulso. “Você deve testar o aroma antes de levá-lo para casa. Vaporize no pulso e dê uma volta, espere as notas aflorarem para sentir o efeito na sua pele”, ensina Eloisa Mello Rodrigues (SP), gerente de desenvolvimento de fragrâncias para a América Latina da IFF.
-Não há muitas regras, mas o bom senso deve prevalecer. “Use o que gosta e se sente bem, mas respeite quem está à sua volta. Essências densas e encorpadas devem, sim, ser reservadas para a noite”, diz ela.
-Não se preocupe em misturar acordes diferentes. Desodorantes e hidratantes, por exemplo, têm pouco poder de fixação se comparados a um perfume e, em geral, não “brigam” com o seu cheirinho preferido.

10 - Limpe os fios profundamente
Quem não abre mão de ativador de cachos, gel, pomada, spray térmico e outros produtos específicos para modelar a cabeleira, deve utilizar um xampu anti-resíduos, capaz de eliminar todos os resquícios de ativos presentes nesses finalizadores. “Às vezes o cabelo fica pesado, sem graça, parece que o corte se perdeu. Mas basta lavar a cabeça com um xampu poderoso, 1 vez por semana, para recuperar a leveza e o brilho. O visual fica fantástico!”, avisa o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário