quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dez maneiras de manter a mente afiada



Que nossas juntas e nossos músculos vão perdendo a força enquanto envelhecemos é aceitável. Mas passar por essa situação com redução da nossa capacidade mental é algo impossível de ser tolerado.

Confira dez maneiras, comprovadas pela ciência, de manter sua mente afiada:

10. Provoque seu cérebro – seja com sudoku, quebra-cabeças e outros desafios para o cérebro, esse tipo de exercício, acredita-se, deixa sua mente em forma. Mas isso não foi comprovado pela ciência. O que sabemos é que a falta de estudo é uma das razões que causa o declínio mental. Quanto mais você tenta aprender, menores são suas chances de ter um cérebro “lento” na velhice. A chave para isso é tentar compreender novidades, sentir o desafio do desconhecido. Você se sente mais desafiado montando um quebra-cabeça novo do que aquele que já montou e desmontou várias vezes.

9. Não use suplementos – os suplementos estão em uma má fase, ultimamente. As vitaminas, de acordo com os cientistas, são, na maioria das vezes, um gasto sem motivo de dinheiro. Pílulas que dizem melhorar a capacidade do cérebro, como ginko-biloba e melatonina podem ir direto para o lixo. Isso porque, apesar de suas origens “naturais”, elas não estão livres de efeitos colaterais, como alta pressão sanguínea, problemas digestivos, problemas de fertilidade e depressão. E, entre indivíduos saudáveis, essas pílulas oferecem os mesmos benefícios do que um placebo.

8. Relaxe – o stress pode ser um grande inimigo de uma mente saudável e ágil. Ele faz com que substâncias químicas nocivas ajam sobre áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que um estilo de vida balanceado, cheio de atividades relaxantes, como yoga e artesanato, podem atrasar a perda de memória característica da velhice, reduzindo o stress.

7. Coma peixe – algumas teorias creditam a evolução mental dos humanos a uma dieta rica em peixe. Nesse tipo de carne há essenciais ácidos graxos, como ômega 3, que são necessários para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, sabe-se que também são benéficos no tratamento contra a depressão.

6. Tome seu cafezinho – evidências cada vez maiores sugerem que o hábito de ingerir cafeína pode proteger o cérebro. A substância aumenta a capacidade cognitiva e seus consumidores tem menos chance de desenvolver o mal de Alzheimer. Na verdade, ainda não está claro se os benefícios vêm da cafeína ou de outros antioxidantes presentes no café – mas os cientistas confirmam que é sempre bom tomar o cafezinho, seja no trabalho ou em casa.

5. Sono de beleza – quando dormimos e sonhamos, as memórias são selecionadas. Algumas são descartadas e outras ficam em nossa lembrança. Quando não dormimos, ou quando não dormimos bem, proteínas bloqueiam as sinapses (parte dos neurônios que fazem a ligação com outros, associando as lembranças) e fica mais difícil aprender novas coisas e até mesmo pensar.

4. Cuide de seu corpo – as doenças que podem ser prevenidas – como diabetes do tipo II, obesidade e hipertensão – também afetam seu cérebro. Essas doenças estão conectadas com falhas no sistema cognitivo de nossos cérebros. Cuide de sua saúde física que sua saúde mental também estará bem.

3. Observe sua dieta – tanto muitas quanto poucas calorias podem atrapalhar as funções básicas de seu cérebro. Dietas extremas podem levar a distração, confusão e perda de memória.

2. Coma bem – uma dieta de baixa glicemia (muitas fibras, com quantias moderadas de gorduras e proteínas) é consumida pelo corpo de forma mais lenta do que as dietas de alta glicemia (doces). É preciso manter um ritmo normal na digestão, para que a energia transmitida ao cérebro seja a mais constante possível.

1. Faça alguma coisa! – cientistas começam a achar que exercício aeróbico pode ser a coisa mais importante para a manutenção de um cérebro ativo e saudável. Para manter sua mente em forma, o ideal é, no mínimo, meia hora de atividades físicas todos os dias.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Descubra qual é a melhor escolha na hora de mudar o visual

Os cuidados de cada cor

Castanho



1. Combine o castanho com um belo corte
O impacto da nova cor diminui se o cabelo tiver um corte reto e sem balanço. Se estiver curto ou em várias camadas, deixe as pontas claras ou faça luzes.

2. Ao extremo
Os melhores castanhos são os muito escuros ou muito claros. Se o seu natural for um tom médio, você obtém um resultado ruim, porque ele não realça o rosto.

3. Tintura em casa ou no salão?
Um erro comum de colorir em casa é deixar os fios alaranjados, resultado freqüente com tintas de cores muito quentes, como o castanho-dourado. Nesses casos, é melhor comprar uma caixa de marrom neutro e misturar as duas cores. Ou ir ao profissional.

4. Evite o spray
Nada desbota mais os castanhos do que o spray. Se você precisa usá-lo, aplique em seguida um soro capilar.

5. Cuidado com o preto
Se pretende usar um castanho mais escuro que o chocolate, vá ao profissional. Cabelo pintado de preto-azulado não tem volta. Depois disso, para clareá-lo só gastando no salão.

Loiro

1. Não ouse em casa
Se for clarear sozinha, opte por loiro-escuro ou neutro. Se escolher um tom quente, como dourado ou mel, pode terminar com um cabelo laranja.

2. Evite produtos com álcool
Cabelo loiro, em geral, fica seco e desbotado. Produtos com grandes quantidades de álcool pioram esse problema. Os principais culpados são os sprays de cabelo, gel e musse.

3. Deixe o platinado pra lá
Mesmo que o loiro palha seja considerado elegante, a realidade é que o tom platinado acentua as olheiras. Solução: pintar o cabelo de dourado e depois fazer algumas luzes mais claras.

4. Vá ao profissional
Se quer a cor dois tons mais clara que a sua natural, vá ao salão. Descolorir sozinha pode deixá-la mais para um loiro-banana do que o mel.

Vermelho



1. Lave o mínimo possível
Isso significa duas vezes por semana, a não ser que ele seja oleoso ou fino. Nesse caso, o indicado é lavar em dias alternados, e nunca com água quente. Outra opção é limpar as raízes com um xampu a seco, que higieniza os fios e acaba com o excesso de oleosidade sem usar água.

2. Evite xampus de limpeza profunda
A maioria dos tratamentos anticaspa é compatível com as tinturas, mas significa a morte do vermelho, já que acelera o processo de desbotamento.

3. Faça o retoque
Depois de duas semanas, aplique a tinta novamente. Isso manterá a cor viva e brilhante durante todo o mês.

4. Proteja os fios
Os vermelhos oxidam mais rápido que o de outras cores. Se você for passar muito tempo fora de casa, use produtos que contenham protetor solar, um chapéu ou lenço para se proteger.

5. Não pinte em tons berinjela
Vermelhos arroxeados não são naturais e quase nunca satisfazem o gosto feminino. Escolha um tom que possa ser descrito como acobreado ou acastanhado.

Por Lorena Verli

10 Liçoes de economia



Passos
1
Organização das despesas:Existe uma regra básica de economia que muita gente não se dá conta: não gastar mais que seus rendimentos. Ou seja, o "caixa da família" precisa ser tratado como se fosse o de uma empresa. Se você não tomar cuidado, pode entrar no vermelho e falir, igualzinho a uma empresa. Para ter um controle maior, é preciso fazer uma planilha financeira bem simples. Basta colocar no papel quais são os rendimentos e quais são os gastos. Rendimento é a entrada de dinheiro no caixa (salário mensal, bicos, juros de aplicações). Despesa é tudo aquilo (até latinha de Coca-Cola) que representa saída de dinheiro do caixa.

2
Corte de gordura:Há muitas histórias de brasileiros que ficaram se alimentando à base de lamen só para sobrar mais dinheiro no final do mês. Não é preciso chegar a tanto. Afinal, alimentar-se mal deixa 2o corpo mais frágil. Se você ficar doente, a saúde vai cobrar mais depois. Além disso, ninguém está aqui para passar fome. Com sua planilha financeira nas mãos (lição 1), é possível localizar onde estão as gorduras. Tem gente cujo hábito é tomar uma latinha de Coca-cola (2 reais) por dia. Em um ano, isso significa 730 reais a menos nos seus rendimentos. Descubra onde estão as suas gorduras e corte.

3
Trace metas:Quando se coloca no papel os números, fica mais fácil entender a sua situação financeira. Só quando você mapear tudo e cortar os gastos desnecessários, vai poder passar para a etapa seguinte: definição de metas. Você sabe qual o seu objetivo financeiro? Cada um precisa saber qual é o seu. Sem metas, nada funciona. Nada vai para frente. Pode ser montar o próprio negócio, pagar a faculdade, comprar uma casa própria, fazer um curso, viajar pelo mundo e por aí vai.

4
Como atingir metas:Você sabe quanto dinheiro e em quanto tempo vai atingir sua missão financeira? Com o saldo da sua planilha financeira (quanto sobra no final do mês) e o valor total da sua missão financeira, fica mais fácil calcular o tempo necessário para atingir a sua meta.

5
Questione suas metas:As etapas anteriores são o início do seu planejamento econômico. Agora outra recomendação importante: questione suas metas. Por que é importante questionar as metas? Porque são suas próprias metas que podem levá-lo à ruína. Você precisa ter consciência de que seu futuro depende de como o dinheiro será utilizado. Exemplo: se gastar todo o seu dinheiro para comprar um imóvel no exterior significa que você ficará sem nenhum rendimento. Ou seja, você terá um imóvel próprio, mas não terá mais um tostão. Por isso, a maioria acaba retornando ao Brasil para juntar mais dinheiro. Ao mesmo tempo, quem monta um negócio sem nenhum planejamento também corre o risco de fechar as portas em menos de um ano.

6
Mude sua mente:A lição mais importante para quem quer conquistar a independência financeira é aprender a pensar como rico, ensina o escritor Robert Kyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre, um livro que ajuda a decifrar como os ricos fazem para ganhar dinheiro. É preciso virar a "chave mental". Quem pensa com cabeça de operário não vai ser um patrão bem-sucedido. Livros de motivação empresarial, cursos, palestras, conversas com empresários são instrumentos para ajudá-lo a ser bem sucedido.

7
Vença o medo:O dekassegui ainda tem o enorme desafio de vencer o medo. Os brasileiros sonham com um "negócio seguro que ofereça sempre lucratividade". Infelizmente não é possível fazer essa garantia no mundo dos negócios. Mas isso não deve ser motivo para não arriscar.

8
Gere receita:Quem consegue organizar suas próprias finanças, questionar suas metas e vencer seus medos, está mais preparado para o próximo passo: gerar receita. Sempre é possível ter um rendimento extra. Para isso, é necessário entender que existem os geradores de despesa e os geradores de receita. Ser um gerador de despesa é muito mais fácil. Basta saber gastar. Já gerar receita, não é para qualquer um. É uma tarefa muito mais complicada. Além do salário, quantos geradores de receita você tem? Você sabe criar um gerador de receita? Os juros de uma aplicação em um banco, os aluguéis de imóveis e os arubaitos são geradores de receita. Exemplo: você pode ter uma coleção de livros em casa que ocupa um enorme espaço. Você pode passar a alugar livros. Trata-se apenas de um exemplo, mas mostra que gerar receita exige uma nova visão de mundo. É enxergar uma oportunidade onde outros não viram. É descobrir onde vo cê pode ganhar dinheiro.

9
Invista em si mesmo:Investir em si mesmo nunca é jogar dinheiro fora. Ganhar novos conhecimentos é sempre uma arma para ser usada no futuro. Ler, fazer cursos, trocar experiências com pessoas de diferentes áreas, ter empregos mais desafi adores, viajar para lugares diferentes. Quem investe dinheiro nestes setores não se arrepende. Não se esqueça de um item importante. Uma pessoa que tem uma boa imagem abre as portas para excelentes oportunidades. Seu jeito de se vestir, comportar, conversar. Pode parecer detalhe, mas tudo isso conta muito na hora de fechar um negócio.

10
Aplique seu dinheiro:O perfil econômico do brasileiro é extremamente conservador. Ninguém quer perder o dinheiro conquistado após tanto esforço. O problema é que dinheiro parado é igual água parada. Não cheira bem. Já reparou que quem tem medo de perder dinheiro geralmente acaba perdendo? Depois de mudar sua mente e adquirir novos conhecimentos, você vai ter mais coragem para se arriscar um pouco mais. Quem sabe aí esteja pronto para investir seu dinheiro. Para quem é mais conversador e tem aversão a riscos, a recomendação tradicional é diversificar os investimentos. Aplicar um pouco em poupança, renda fixa, ações de empresas sólidas. Quanto menor o risco, menor a taxa de juros. Mesmo assim é um começo. E o importante é sempre dar o primeiro passo. Quem sabe, a partir daqui, esteja se preparandopara võos mais altos?

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

10 Dicas para manter a mente sempre ativa



1. Coma peixe
Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

2. Beba chá
A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

3. Sem pânico
Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

4. Mais devagar
Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

5. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

6. Pratique
Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

7. Zzzzzz
Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

8. Jogue videogame
Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

9. Exercícios
Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

10. Descubra
Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.
.

10 super dicas de beleza pra fazer em casa



Receitas caseiras (simples!) de produtos de beleza

1. Para fazer um exfoliante caseiro: misture uma colher de açúcar cristal com umas gotinhas de azeite de oliva, para dar consistência, e use a mistura para exfoliar a pele, esfregando gentilmente o queixo, laterais do nariz e testa. Enxagüe em seguida, usando um sabonete facial, caso sua pele seja oleosa.

2. Outra dica com azeite de oliva é da modelo Miranda Kerr, uma das “angels” da marca Victoria’s Secret: coloque umas gotas de azeite na palma da mão e aplique nas pontas ressecadas dos cabelos antes de dormir. Lave pela manhã do dia seguinte. É uma ótima maneira de recuperar fios desidratados.

3. Para cabelos super macios, pegue duas bananas maduras, amasse com um garfo e passe no cabelo, da metade dos fios até as pontas. Coloque uma touca, espere dez minutos e lave o cabelo.

4. Não tem banana? Essa dica pode parecer estranha, mas funciona! Se seu cabelo está ressecado, use uma colher de maionese como creme de tratamento, antes de lavar os fios! É que os ingredientes básicos da maionese são óleo e ovo, que deixam o cabelo macio e protegem do ressecamento. Só não vale esquecer de lavar com shampoo depois, hein?!

5. Uma máscara facial bem fácil: leite de magnésia. Passe o leite no rosto, espere secar e depois enxagüe. A pele fica gentilmente macia e refrescada!


6. Para conservar o esmalte no vidro por mais tempo, sem que ele seque, guarde-o na geladeira! Mas se ele já endureceu, pode colocar umas gotas de óleo de banana e chacoalhar o vidrinho. Amolece na hora!

7. Quando uma sombra ou pó compacto espatifarem, não se desespere. Junte os “caquinhos” de pó de volta na embalagem, pingue umas gotinhas de álcool e use uma colher para apertar o pó e compactá-lo novamente. Deixe a embalagem aberta até que todo o álcool evapore e o pó fique sequinho.

8. Se o rímel nem passou da validade (3 meses após aberto) e já ressecou, vale pingar umas gotinhas de óleo de rícino dentro do tubinho: além de não ser tóxico, é um óleo já usado em cosmética inclusive para estimular o crescimento dos pêlos das sobrancelhas.

9. Seu batom está derretendo? Coloque-o por um minuto no congelador antes de aplicar.

10. Se o seu corretivo acabou, mas você ainda tem base, use aquela porção do produto que fica mais durinha, perto da tampa, no lugar do corretivo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

13 Dicas pra seu dinheiro render




O dinheiro não tem emoção, apenas nós. Nos dias que correm poupar já voltou a estar na moda, ou porque tem de ser, ou porque faz parte de uma consciência de responsabilidade social. No dia-a-dia é possível fazer poupanças através de inúmeras formas. Ficam aqui algumas ideias.

1. Partilhe boleias
Se todos os dias conduz até ao seu local de trabalho, porque não partilhar esses custos com outras pessoas? Pode dar ou aceitar boleia de alguém que vive ou trabalha próximo de si. Uns optam por um sistema rotativo partilhando custos, outras pessoas utilizam sempre o mesmo condutor, que pode inclusive levar várias pessoas, as quais contribuem para todos os custos relacionados com a viatura. Os benefícios são imediatos e globais: poupa no combustível, na manutenção da viatura, são menos automóveis na estrada, menos poluição no ar e claro menos despesas ao fim do mês.

2.Não use cartões de crédito
Esqueça os cartões de crédito. Os cartões de crédito são uma forma de facilitar a compra, logo de comprar por impulso. Como diziam os antigos: “Quando não se tem não se gasta!”. Comece a pagar em dinheiro vivo pois evitará as compras impulsivas. Levante uma certa quantia de dinheiro por semana e apenas use essa quantia para fazer as suas compras, acabou... ? Espere até à próxima semana!

3. Leve o almoço de casa
Se costuma ir almoçar todos os dias fora, comece a levar o seu almoço de casa. Se ainda não fez as contas em quanto gasta por mês em refeições, faça-o: inclua o bolo do meio da manhã e o lanche a meio da tarde, ficará surpreendido com o valor que pode poupar por mês se passar a levar o seu almoço de casa. Almoce no escritório e saia mais cedo, verá que as vantagens são inúmeras.

4.Reveja os seus planos de pagamento
Já verificou se o seu plano de pagamento do telemóvel é o mais adequado às suas necessidades, e já verificou se o tarifário da electricidade corresponde à sua necessidade de consumo? E os juros do seu empréstimo da casa, já os tentou negociar? Saiba que tudo é negociável. Se paga assinaturas do telefone fixo ou móvel, ligue com a empresa que lhe fornece o serviço e diga que a pretende anular se ela não lhe der um plano melhor. As empresas que têm concorrência não gostam de perder clientes, se eles não lhe oferecerem melhores condições, mude.

5.Negociei os empréstimos bancários
Negoceie os juros do empréstimo da sua casa com o seu banco, diga que se não os baixarem, mudará de banco. Reveja o seu crédito automóvel: negoceie com a empresa ou banco o seu pagamento. Contacte a DECO e peça-lhes ajuda para renegociar os empréstimos bancários.

6.Seja ecológico
Já mudou as lâmpadas de sua casa para lâmpadas económicas? Já pensou em reciclar os sacos de congelação? Já colocou garrafas de água dentro dos autoclismos do WC para gastarem menos água com as descargas? Já desligou todos os electrodomésticos e carregadores que não necessita ligados? Tudo isto e muito mais, significam valores de 100€ a 300€ por ano em poupança nos consumos domésticos, e obviamente na sua carteira.

7.Poupe automaticamente
Certamente recebe o seu salário uma vez por mês, e como tal é mais fácil retirar uma percentagem desse valor no momento do recebimento do que passado algum tempo. Faça um plano no seu banco que consista na retirada automática mensal de uma percentagem (aconselhado 10%) do seu ordenado que é colocada automaticamente numa conta à parte, de preferência numa conta poupança-reforma (pois para além dos benefícios fiscais é uma forma de garantir uma vida mais confortável quando decidir reformar-se).

8.Peça emprestado
Livros, Cd’s, roupas, carrinhos de bebé, jogos, peça-os emprestados. Crie um clube/acordo no trabalho ou com os seus amigos onde combinem partilhar este tipo de itens.
9
.Use entretenimento gratuito
Em vez de ir ao cinema peça filmes emprestados aos amigos, aproveite os domingos e os museus gratuitos, opte por locais onde exista internet gratuita, …

10.Compre em grandes quantidades
Usa e sempre usará papel higiénico, certo? Pois então compre embalagens industriais de preferência numa venda a retalho. Isto funciona para todos os produtos que sabe que vai utilizar sempre como: detergentes, bens alimentares com grandes prazos de validade, etc. Usualmente, quanto maior for a embalagem maior o desconto, por isso tudo que saiba que não se estraga e que realmente necessita, compre em grandes embalagens. Nem imagina a diferença que faz no final do ano. Se achar que a embalagem é grande demais, combine a sua compra com familiares seus.

11.Espere pelos saldos
Hoje em dia os saldos surgem mesmo na ocasião em que se necessita realmente da roupa, por isso não faz sentido compra um casaco de Inverno em meados de Junho, espere pelo casaco porque quando chegar a Outubro ele estará a metade do preço, mesmo na altura em que necessitará dele para o frio. Para além da roupa, existem saldos muito interessantes nos electrodomésticos e gadgets feitos nas grandes superfícies como campanhas em que colocam à venda os artigos de exposição ou de fim de stock, informe-se nos locais sobre estas campanhas.

12.Antes de fazer uma compra, consulte sempre alguém que considere ponderado
Obviamente que esta regra não se aplica às compras de supermercado, mas em relação às compras de maior esforço financeiro. Pergunte a opinião de um amigo ou familiar que considere uma pessoa poupada e ponderada nas decisões que toma, certamente que depois de uma ou mais pessoas o desaconselhar a comprar algo pensará melhor se o deve fazer ou não.
1
3. Pesquise na internet
Antes de fazer uma compra pesquise na internet, veja sites de comparação de preços e saiba quanto pode poupar por fazer uma compra on-line.

10 truques de salão que vão revolucionar seu visual!



Cabelos

1· Para os fios ficarem brilhantes, o truque é aplicar um leave-in ou silicone nos fios úmidos. O produto mantém as cutículas fechadas, refletindo a luz


2· Sabe qual o segredo do liso perfeito da escova profissional? Um bom creme defrizante aplicado nos cabelos úmidos minutos antes do estica-e-puxa


3· Se quer dar volume aos fios murchinhos, enrole três bobes grandes com velcro no alto da cabeça, aplique um spray fixador e seque com secador. Depois, solte as mechas e arrume-as com as mãos


4· Para fixar o penteado com naturalidade dê um jato de ar frio na cabeleira. Se sobrar algum ‘arrepiado’ borrife um pouco de spray anti-frizz e ajeite os fios delicadamente com as mãos

Maquiagem

5· Para o batom durar mais, aplique-o e passe uma camada de pó compacto por cima. Depois, outra demão de batom


6 · Para abrir o olhar, delineie a parte interior dos cílios inferiores com lápis branco


7 · Nas fotos você aparece com manchas brancas debaixo dos olhos? Experimente inverter a ordem do duo base + corretivo. Aplique primeiro a base e em seguida, com um corretivo cremoso, camufle o arroxeado das olheiras. Mas, atenção: ambos os produtos precisam ser da exata tonalidade de sua pele


8· Se a linha do delineador saiu grossa ou torta demais, não se desespere! Use um pincel com ponta de esponja para esfumar o produto. O resultado será um olhão preto digno de capa de revista!

Unhas

9· Evitar que o esmalte fique cheio de bolinhas é fácil. Cinco minutos após pintar as unhas, mergulhe os dedos dentro de um copo com água e gelo


10 · Truque quebra-galho: se o esmalte descascou e você não tem um removedor à vista, experimente passar uma demão de um esmalte qualquer sobre as unhas Deixe secar por cerca de 15 segundos e, depois, retire com um algodão

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

10 Dicas de como economizar e guardar dinheiro




1. Pague suas dívidas primeiro – Se você já está pagando o mínimo do cartão de crédito ou usando cheque especial, antes de qualquer coisa você precisa quitar estas dívidas. Entre em contato com cada credor e tente entrar em acordo. Lembre-se: Ele tem tanto interesse quanto você de exterminar com o débito. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas contraídas podem ter seu prazo de pagamento estendido, por isso proponha uma situação que seja possível você arcar sempre fugindo dos juros.

2. Tome controle da situação – É praticamente impossível querer guardar dinheiro sem ter um controle rígido de suas finanças, a não ser que sobre muito mais do que você gasta todo mês. Se esse não for seu caso, então é melhor optar por uma forma de controlar o seu rico dinheirinho. Eu só consegui começar a guardar dinheiro regularmente a partir do momento que coloquei tudo “na ponta do lápis”. Existem programas caros como o o Money da Microsoft e o Quicken da Intuit, porém existem alguns gratuitos que podem fazer o necessário sem gastar nada: Ace Money Lite, ClearCheckbook, Gnucash, etc. Porém, eu não utilizo nenhum deles. A melhor forma que consegui controlar minhas finanças foi através de uma planilha eletrônica que posso acessar de qualquer lugar como o Google Docs. Eu criei uma planilha simples, mas que posso facilmente ver minha situação presente e futura.

3. Divida suas entradas em 3 repositórios – Uma forma interessante de controlar seu rico dinheirinho é dividi-lo em 3 partes: custos fixos, investimento e luxo nesta ordem. Separe todas aquelas contas que são inevitáveis como: água, luz, mercado, etc. e coloque no montante de custo fixo. Depois, separe aquele valor que você se comprometeu a poupar na montante de investimento. O que sobrar vai para o luxo, ou seja, você só poderá ter gasto extra se tiver dinheiro disponível deste montante. Repare que assim você prioriza o que realmente é importante e consegue atingir seus objetivos.

4. Divida seus objetivos – É importante que a pessoa que paga as contas com você também esteja com os mesmos objetivos. Sendo assim, faça com que participe do planejamento para que desde aí se crie um comprometimento mútuo.

5. Elimine contas desnecessárias – Analise profundamente seus gastos passados, especialmente àqueles que estão contribuindo a você gastar mais do que ganha. Se a situação é crítica, não hesite em cortar até centavos. Tenho um ditado que o mínimo é o máximo. Então cancele a TV a cabo, aqueles serviços desnecessários do celular, faça exercícios em casa ao invés de pagar academia, etc. Tome medidas destas até pelo menos você conseguir se restabelecer. No fim, poderá até perceber que não precisa de muita coisa.

6. Pague a vista – Todo mundo sabe que compras financiadas nunca foram um bom negócio. Alguém precisa pagar por este financiamento e é claro que este custo está embutido no valor da mercadoria mesmo que a loja anuncie x vezes sem juros. Pagando a vista sempre é possível pagar com desconto. Pelo menos 5% de abatimento você conseguirá no valor final. Outra vantagem para quem não consegue se entender com as contas, pagando à vista você diminui sensivelmente as chances de perder o controle sob suas finanças. É claro que há situações em que o pagamento à prazo é inevitável. Nestes casos, a dica é optar pelo menor número de parcelas possível. Isso porque, quanto mais parcelas um financiamento tiver, maiores serão os seus gastos, uma vez que o valor sendo diluído, a sensação é que gastou menos do que realmente gastou.

7. Faça programas gratuitos - Se para você é difícil ficar em casa, procure fazer programas gratuitos planejando todos os possíveis gastos. Se tiver opção, faça o programa depois de almoçar em casa. Sair com fome obrigatoriamente te fará comer fora.

8. Fique mais em casa – Sair faz com que você gaste dinheiro desnecessariamente. Você acaba comendo em restaurantes, tomando um sorvetinho, pagando estacionamento, etc.

9. Se isole das tentações – Assistir TV ou passear em shoppings só vai te fazer sentir miserável. A estratégia do consumo e fazer você acreditar que aquilo que está a venda é vital para sua sobrevivência fazendo você gastar dinheiro inevitavelmente. A partir do momento que comecei a optar por programas que me deixavam longe da sensação de que eu precisava comprar o que via nas vitrines, meu dinheiro começou a render muito mais a cada mês.

10. Cozinhe em casa – Eu sei que é muito mais difícil cozinhar do que comer fora, porém se você tiver este hábito vai ganhar muito mais do que economizar. Existem diversas receitas bem simples que te farão gastar pouco e que consome pouco tempo. Faça disto uma terapia e reveze com cúmplice. Sem contar que além de gastar menos, você poderá se engajar numa dieta bem mais saudável.

Escrito por Priscila Meyer

10 Licões de Beleza - parte II


11 - Faça do corretivo o seu melhor amigo

Saber camuflar pequenos defeitinhos é essencial. “A preparação da pele é o passo mais importante num make. Se bem feita, basta adicionar uma máscara para cílios e um batom e você estará pronta para arrasar na noite”, defende Marcos Costa (SP), maquiador da Natura. A escolha do corretivo é importante para conseguir um resultado natural: “Se errar na mão, o efeito será o contrário. Você destacará o que pretende esconder, especialmente quando se trata de olheiras. Se estiver com receio de exagerar, aplique o mínimo possível e realce um outro ponto do rosto, desviando a atenção de quem olha para você”, conclui.

12 - Valorize o seu estilo

“Maquiagem é estado de espírito e, principalmente, personalidade. Não se deve seguir a moda à risca só porque isso ou aquilo está em alta. É claro que é bacana conhecer as novidades, mas aprenda a perceber se elas combinam com você”, avisa Marcos, que é autor do livro Eu Amo Maquiagem (ed. Jaboticaba). Para descobrir o que casa ou não com o seu look, experimente. “O importante é descobrir a ação que as cores têm sobre a sua pele. Adequar tendências é outro caminho interessante. Faça uma produção básica e selecione uma área para inovar: as pálpebras podem ganhar um traço de delineador azul ou os lábios um batom pink. Sua beleza vai estar antenada e, melhor, sem riscos”, diz o expert.

13 - Cabelo bonito é cabelo bem tratado

“Você não precisa ser escrava do salão para conseguir esse efeito. Há bons produtos no mercado, com preços variados, que garantem um supertratamento também em casa”, avisa Marco Antônio de Biaggi, o queridinho das famosas. Ele garante que hoje em dia a palavra-chave é textura (bom corte, cor em cima, cabeleira tratada) e revela outro segredinho: “Cápsulas de linhaça garantem fios luminosos: 1 por dia para quem tem mechas normais e 2 para quem as tem muito ressecadas”.

14 - Passe longe do estresse

Não gaste energia em vão, não se preocupe demais com o que não vale a pena. Você fica doente, triste, envelhece, fica cansada... e acabada! “O estresse é uma reação individual a uma certa situação. Viajar de avião, por exemplo, para alguns é bom, para outros é uma fonte de angústia. Temos de aprender a lidar com essas dificuldades do dia-a-dia, e não as transformar no fim do mundo. Procure resolvê-las e buscar a solução”, avisa a clínica geral Sandra Houly (SP).

• Planeje as suas atividades para evitar sobrecarga.
• Resolva um problema de cada vez.
• Não leve trabalho para casa.
• Separe a vida profissional da pessoal.
• Caminhe. O exercício é bom para manter a forma e relaxar.
• Leia um livro de romance.
• Faça alongamento.

15 - Aprenda que nem tudo pode ser mudado

É preciso aceitar o próprio corpo e tentar mudar dentro dos limites. Cirurgia plástica não é a melhor alternativa para todos os casos. É essencial avaliar se você realmente necessita dela ou está sendo levada por modismos. “Procurar um médico qualificado para obter essa orientação é fundamental. Ele poderá esclarecer se as suas expectativas estão dentro da realidade. Muitas mulheres acham que vão operar a mama e recuperar o marido. As coisas não funcionam assim. Querer melhorar é importante, mas por você!”, avisa o cirurgião plástico Fabrício Torres (SP).

16 - Encare o espelho de frente, sem exagerar na análise

Para Luiz Gonzaga Leite, chefe de psicologia do Hospital Santa Paula (SP), “deve haver por parte das pessoas uma preocupação com a saúde, com o corpo, com a forma física, sim. Isso é um processo sadio e normal. Aceitar-se como é faz parte de um crescimento e está intimamente ligado à imagem que cada um tem de si”. Esse é o seu caso? Ótimo. Você só tende a melhorar o que já está bacana. O problema é quando essa imagem fica distorcida, pois se passa a buscar um ser ideal, sem defeitos. E isso, cá entre nós, não existe. Se você está embarcando nessa, é hora de parar, pensar e refletir sobre o real valor das coisas.

17 -Aprenda a comer com equilíbrio

Atenção: não há um único alimento que consiga suprir toda a demanda do organismo. “Precisamos ingerir variantes de cada grupo alimentar em cada uma das refeições. Esses grupos são classificados de acordo com o nutriente (proteína, carboidrato, gordura, vitaminas e minerais) que possuem”, conta Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria Nutricional (SP). Veja como deve ser a composição ideal do seu prato, de acordo com a especialista:

Para obter essa proporção ao longo do dia, baseie-se no seguinte critério:
• 1 porção de alimento rico em carboidratos, ou seja, do grupo dos cereais: pão (se for um sanduíche) ou arroz (se for uma refeição)
• 1 porção de fonte de proteína, que pode ser carne vermelha, ou atum, ou peru se optar por um lanche.
• 1 porção generosa de vegetais ou frutas.
• 1 porção controlada de gordura de boa qualidade: azeite, óleo, margarina ou maionese.

18 -Fuja de regimes malucos

“Eles são difíceis de levar por muito tempo e, principalmente, de combinar com a vida social ou o trabalho. Nenhuma dieta, neste sentido, funciona. Somente o aprendizado de comer certo, em porções adequadas e balanceadas”, defende Cynthia. Uma coisa, no entanto, é bom esclarecer: toda vez que se restringe a ingestão de comida, perde-se peso, seja qual for o cardápio. No entanto, propostas radicais ou com muita restrição deixam de lado nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo e para a saúde e beleza, como os antioxidantes presentes nas frutas, verduras e legumes”, esclarece a nutricionista.


19-Mantenha os exames de rotina em dia

As mulheres sofrem mais com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, osteoporose. Até as doenças crônicas (diabetes, hipertensão, reumatismo, dor na coluna) afetam mais a classe feminina. Sem falar no aumento da incidência de problemas cardíacos. Estudos apontam como causas o desequilíbrio hormonal, estresse, fumo, dieta desequilibrada, sedentarismo, dupla jornada de trabalho. Por isso realizar exames periódicos é fundamental para se detectar qualquer probleminha e ter mais chances de combatê-lo. Especialmente quando se trata de câncer de mama, de colo, de útero e de ovário. Visite o ginecologista.

20 -Respeite-se, aceite-se, ame-se, valorize-se!

Esqueça os sapatos apertadérrimos e de salto nas alturas, o jeans justo demais, o top que marca a vaidade sem limites. Olhe-se no espelho sem artifícios e descubra cada pequenino detalhe que faz de você única. Junte-se ao time daquelas que se cuidam, sim, que escolhem a moda que valoriza seu corpo, que mantêm o cabelo em dia, que adoram perfume e os mistérios que ele evoca, mas que, acima de tudo, são “normais” e especiais, com virtudes e defeitos. Que amam viver cada minutinho dessa louca e deliciosa vida (e, por que não, são alucinadas por chocolate)!

10 Licões de Beleza - parte I






1-A regra para o corpo perfeito

"Não adianta se acabar na musculação sem controlar a boca. O peso da alimentação no desenho corporal é muito maior que o da malhação”, explica Paulo Akiau, diretor-presidente da Body Systems (SP). Ou seja, pensou em mudar o visual? O controle nutricional tem que vir junto, sempre. “Não adianta fazer dieta hoje, parar amanhã, voltar na semana seguinte. É essencial promover uma mudança de comportamento”, avisa Paulo. Seguindo esse princípio, não tem sentido se envolver em aventuras na véspera do verão. É necessário, sim, decidir ter uma vida mais saudável e excluir da rotina tudo aquilo que faz mal. “Quando se faz um regime muito restritivo, o organismo se defende e entende que precisa de menos calorias para realizar suas funções. Isso faz com que a pessoa engorde com mais facilidade. Só há um caminho: mudar. Não importa se é segunda-feira, dia 1º ou 31. O que vale é o desejo de querer viver mais e melhor. Ter um corpo bonito é conseqüência desse ato”, defende.

numa mudança
70% depende de dieta
30% é resultado de fitness

2 - Durma com os anjos, acorde linda

Quando adormecemos, o cérebro envia uma mensagem para a glândula hipófise produzir alguns hormônios. Um dos mais importantes é o GH, do crescimento, que promove uma renovação celular dos órgãos, incluindo a pele, e desencadeia um rejuvenescimento natural. Há também a fabricação da leptina — outro hormônio importante —, que controla a saciedade. Por isso, quem não consegue ter uma boa noite de sono provavelmente sentirá uma fome danada durante o dia. Para dormir bem, memorize as 3 regrinhas abaixo:

• crie uma rotina deite e levante-se sempre no mesmo horário
• não tenha tevê no quarto
• adote um ritual de relaxamento antes de dormir: tome um banho morno, uma xícara de chá calmante, um copo de leite quentinho...

3-É preciso malhar mais e melhor

As novas diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte, dos Estados Unidos, dizem que quanto mais você se exercitar, melhor será. A antiga recomendação, que indicava treinar 3 vezes por semana por 30 minutos, fracionados ou não, caiu por terra. E não adianta subir as escadas do prédio, andar até a padaria da esquina, ir à pé para o trabalho. Deve-se ter o mínimo de intensidade para a ginástica surtir efeito. Se ela for puxada (80 a 85% da freqüência cardíaca máxima), meia hora será suficiente. Isso, claro, se contar que devemos ter prazer no exercício. Por isso é importantíssimo escolher uma modalidade bacana, que se pratique com alegria e disposição. Esse é o caminho para não desistir no meio do percurso.

4- Não descarregue suas emoções na comida

Você faz parte do time que, ao ficar nervosa, ansiosa ou ser contrariada corre para devorar um chocolate? Ou sai para almoçar mais cedo? Quem sabe encara um lanchinho no meio da tarde... “O alimento traz alívio nos momentos difíceis, mas é um efeito de curtíssimo prazo e vem seguido de uma enorme culpa, que gera a vontade de comer de novo para aliviar a tensão e assim sucessivamente”, explica o psicólogo e psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso (SP). Conclusão: você ganha peso, faz dieta, fica angustiada novamente, come de novo e assim vive num engorda-emagrece que não tem fim. Aprenda a lidar com os problemas sem contar com o alívio que a comida traz.

• Relaxe, aumente as fontes de prazer e fuja do que a leva a devorar tudo pela frente.
• Pratique exercícios para descarregar a tensão.
• Ao sentir que está prestes a cair em tentação, pare. Ligue para uma amiga, vá ao cinema, procure ficar na companhia de alguém especial.

5 - Beba água, mas não exagere na dose

“A pele não ficará mais hidratada se você se encharcar, pois o excesso será logo enviado para a bexiga e eliminado na urina”, alerta Ligia Kogos, dermatologista (SP). De acordo com a especialista, vivemos em um tempo em que falsos conceitos espalham-se com rapidez. “Um deles é ‘beba muita água, muuuitos litros por dia’. Alguns falam em 2, outros em 3. Já cheguei a ler o absurdo de 5 litros recomendados enfaticamente por uma participante de um reality show. Vejo mulheres andando para cima e para baixo com suas garrafinhas plásticas na bolsa... É bom saber que beber água forçadamente, sem vontade, a ponto de se sentir mal, não servirá para nada, a não ser para expelir um cálculo renal com urgência”, explica a médica. Para quem gosta de medidas, fique com 2 litros (8 copos) diários. E isso também inclui o consumo de café, chá, sucos e frutas.

6 -Use os produtos certos para o cabelo

Dessa forma ele mostrará todo o seu potencial. “Hoje há vários cosméticos no mercado. Para acertar na escolha, pense primeiro no tipo de fio que você tem. Depois, se ele é liso, cacheado, com pontas duplas, tem frizz, etc.”, recomenda a doutora Ligia. A cabeleira também sobre a influência de fatores hormonais e circunstanciais — em fase de grande estresse, por exemplo, a raiz pode ficar oleosa e provocar queda. “Por isso as pessoas dizem que precisam mudar de xampu de tempos em tempos, alegando que ele não está mais surtindo efeito. O que ocorre é que a fibra capilar está alterada e pede outro cuidado específico”, diz.

7 - Sair sem proteção, jamais!

Evitar os efeitos danosos da radiação solar deve se firmar cada vez mais como uma ação preventiva do envelhecimento e mantenedora da saúde. Apesar de falarmos sempre neste assunto, o número de casos de câncer de pele só tem aumentado no Brasil e no mundo. Jamais dispense o uso de protetor, especialmente na praia e na piscina. A Organização Mundial de Saúde recomenda o FPS 15, no mínimo. Mas em exposição intensa é melhor aplicar um com fator 30 e usar chapéu. Diariamente pode-se utilizar também hidratante ou maquiagem com FPS.

8 - Hidrate corretamente o rosto

Se entendemos a hidratação como lubrificação e emoliência, ou seja, o oposto do ressecamento, estamos falando apenas com quem tem a cútis normal ou seca. E as oleosas, será que dispensam esses cuidados? De forma alguma. Só é preciso optar por um creme adequado, que a proteja e equilibre. Como a maioria das brasileiras possui a pele mista (oleosa na zona T), deve usar um cosmético que não seja muito gorduroso e com filtro solar. “A escolha também deve levar em conta a idade e, às vezes, a estação do ano. No inverno tem gente que necessita de uma opção que garanta mais conforto à tez e, no verão, uma que seja mais leve, menos oleosa. Antes de aplicar o hidratante, não esqueça de limpar a face, mesmo que seja só com água. Assim você elimina resíduos e secreções, o que ajuda na penetração dos ativos”, ensina a dermatologista Ligia Kogos.

9 - Escolha o perfume certo

-Para ter certeza da compra, nunca a realize por impulso. “Você deve testar o aroma antes de levá-lo para casa. Vaporize no pulso e dê uma volta, espere as notas aflorarem para sentir o efeito na sua pele”, ensina Eloisa Mello Rodrigues (SP), gerente de desenvolvimento de fragrâncias para a América Latina da IFF.
-Não há muitas regras, mas o bom senso deve prevalecer. “Use o que gosta e se sente bem, mas respeite quem está à sua volta. Essências densas e encorpadas devem, sim, ser reservadas para a noite”, diz ela.
-Não se preocupe em misturar acordes diferentes. Desodorantes e hidratantes, por exemplo, têm pouco poder de fixação se comparados a um perfume e, em geral, não “brigam” com o seu cheirinho preferido.

10 - Limpe os fios profundamente
Quem não abre mão de ativador de cachos, gel, pomada, spray térmico e outros produtos específicos para modelar a cabeleira, deve utilizar um xampu anti-resíduos, capaz de eliminar todos os resquícios de ativos presentes nesses finalizadores. “Às vezes o cabelo fica pesado, sem graça, parece que o corte se perdeu. Mas basta lavar a cabeça com um xampu poderoso, 1 vez por semana, para recuperar a leveza e o brilho. O visual fica fantástico!”, avisa o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP).